COM O SABIDO E O RECONHECIDO EMPOBRECIMENTO DE CADA POPULAÇÃO
Populações que sofrem com os descasos das mencionadas administrações e das respectivas câmaras, há anos.
Mas, estranhamente, nos brigamícios os empobrecimentos e os sofrimentos das duas populações não são mencionados pelas classes político-eleitoreiras.
Silenciamentos...
Também praticados por muitas empobrecidas e sofridas pessoas e até mesmo pelo conjunto do eleitorado, de lá e dicá.
Com as publicações das matérias: “SIOPE SEM INFORMAÇÕES DE SÃO SEBASTIÃO” em http://onguedeolho.blogspot.com/2024/04/siope-sem-informacoes-de-sao-sebastiao.html e “CADÊ AS INFORMAÇÕES MUNICIPAIS?” em http://onguedeolho.blogspot.com/2024/04/cade-as-informacoes-municipais.html
Endereços nos quais ainda podem ser lidas e impressas, surgiram alguns questionamentos sobre o mau atuar dos respectivos conselhos municipais.
Diga-se de passagem: questionamentos salutares, face realmente a omissões dos respectivos conselhos municipais do campo da escolarização: Educação, Fundeb, CAE etc..
Mas quando estávamos viajando em visita a familiares, após ter participado da 3ª Plenária Nacional de Rádios Comunitárias, recebemos um intrigante contato de pessoa bem informada, aparentemente.
Mas, sutilmente, querendo manipular desinformações ou mesmo informações, com os nítidos objetivos meramente eleitoreiros e não eleitorais ou mesmo fora da dimensão da legítima atuação política.
A pessoa mencionava a realmente “absurda ausência de informações no Siope” sobre os dinheiros da escolarização do Município São Sebastião e elogiava Junqueiro, em razão das informações estarem no Siope daquele Município vizinho.
Concorda-se que, de fato, é um ‘absurdo’ a ausência da documentação sobre os dinheiros do sistema de escolarização municipal daqui.
Mas, ora, o foco da matéria era sobre o Município São Sebastião e não sobre o Município Junqueiro.
No entanto, frise-se, esperava-se e espera-se que alguém ou alguma liderança de Junqueiro também trouxesse ou traga semelhantes informações à população daquele irmão Município.
Porém, ressalte-se, nas datas da publicação das matérias as informações de Junqueiro ainda não estavam no Siope sobre o Município.
Apesar de nessa data, 25-05, as mesmas lá já se encontrarem. Mas ainda não foram divulgadas à população pela gestão municipal ou pela câmara municipal.
Então, este Foccomal aproveita o intrigante ensejo e informa à população junqueiriana o valor da arrecadação bruta daquele Município, em 2023: R$204.111.864,71 ou duzentos e quatro milhões, cento e onze mil, oitocentos e sessenta e quatro reais e setenta e um reais.
Nesse alto montante arrecadado, dinheiros vindos da União e do Estado, por transferências obrigatórias, e do Município, por renda própria, os altos dinheiros para o MDE (Manutenção e Desenvolvimento do Ensino) estão expostos no extrato do Siope, a seguir:
EXTRATO
DO SIOPE (inserir aqui)
Ainda intrigante e absurda a ausência de questionamento da desinformada ou da manipuladora pessoa sobre cada DCA (Declaração de Contas Anual), que as gestões de Junqueiro e de São Sebastião não apresentaram ao Siconfi (Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro), até essa data, deixando as respectivas populações sem as obrigatórias informações.
Dentre outras, essas descritas omissões das administrações municipais e das respectivas câmaras são as causas do empobrecimento e do sofrimento das pessoas dos dois mencionados territórios municipais.
Por fim, de parte deste Foccomal, a proposta é que se ponham fim aos brigamícios e às ações eleitoreiras de muita gente e se produzam ações de legítima política.
Até por que quais são as ações da pessoa questionante e das pré-candidaturas, dilá e daqui, para a melhoria da qualidade de vida de cada população, especialmente quais os planejamentos da possível gestão municipal e dos cuidados do patrimônio cultural municipal?
Enfim...
Vamos fazer a legítima política municipal!
Eis o ético apelo deste Foccomal.
>Produção: Fórum de Controle de Contas Municipais em Alagoas (Foccomal)Contatos - Imeio: ongdeolhossfcopal@bol.com.br - Blogue: fcopal.blogspot.com
Redação: Paulo Bomfim – integrante do Foccomal
Data: 25 de maio (Dia das Trabalhadoras e dos Trabalhadores Rurais) de 2024