sábado, 1 de outubro de 2022

DIAS INTERNACIONAL E NACIONAL DAS PESSOAS IDOSAS

São rememorados e comemorados nessa data, 1º de outubro de cada ano.

As datas têm como objetivo sensibilizar a própria família e a sociedade em geral para a necessidade de proteger, de conviver e de cuidar das pessoas idosas, que formam um grande contingente populacional.

No Brasil, já somos cerca de 31,5 milhões de pessoas idosas, quantidade que representa em torno de 14,5% da população brasileira.

Conforme a legislação, a pessoa idosa é aquela que tem 60 ou mais anos de idade.

Em São Sebastião, as pessoas idosas representam um bom percentual da população e fazem girar bastante a economia municipal.

Roda que é formada por milhares de benefícios previdenciários ou assistenciais. Esses dinheiros possibilitam a manutenção não só da própria pessoa idosa, mas também da ampla parcela familiar.

Apesar dessa importância, na grande maioria dos municípios, as gestões municipais e as câmaras municipais dão pouca importância às políticas públicas destinadas às pessoas idosas.

Objetivando dar visibilidade às questões da pessoa idosa, em Maceió estão programados vários eventos para hoje, como a laive:

1º de Outubro,

Presente!”,

cujo finalidade é debater e focar várias das questões que envolvem as pessoas idosas e suas famílias.

No período de 6 a 8 desse mês será realizado o IV CONAGG (Congresso Alagoano de Geriatria e de Gerontologia). O IV CONAGG terá a participação de diversos segmentos profissionais que atuam no dia a dia da pessoa idosas.

Por fim, em Alagoas, temos uma coluna jornalística que trata das questões específicas ou questões gerais das pessoas idosas, conhecida por “Poder Grisalho”, publicada pelo jornalista gerontólogo, Francisco Silvestre, em o jornal “O Dia Alagoas”. 

A mencionada coluna é um instrumento importante para dar e fomentar visibilidade às questões de idosos e de idosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário