quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

CAMPANHA DA FRATERNIDADE DE 2015



Ontem, 17, encerrou-se o carnaval. Período de alegria e de reflexão para muitos, mas também de muita tristeza para outros.  

Hoje, (18), a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) abrirá a Campanha da Fraternidade 2015. Este ano o tema será: “Fraternidade: Igreja e Sociedade”. O lema será: “Eu vim para servir”.

A CNBB informou que a cerimônia de abertura terá início às 10h45, no horário de Brasília, e 09:45 horas, no horário de Alagoas. A Transmissão será pelas emissoras católicas de rádio e de televisão.

A CNBB diz que a CF 2015 recordará a vocação e a missão dos cristãos a partir do diálogo e da colaboração entre a Igreja e a sociedade. Esse diálogo foi proposto pelo Concílio Ecumênico Vaticano II.

A CF é ecumênica e é feita com o apoio Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic) e da sociedade civil organizada em geral.
Segundo o Guia Litúrgico da CF de 2015, o objetivo geral da CF desse ano será:
O aprofundamento, à luz do Evangelho, do diálogo e da colaboração entre a Igreja e a sociedade, proposta que advém do Concílio Ecumênico Vaticano II, como serviço ao povo brasileiro, para a edificação do Reino de Deus.
Os objetivos específicos da CF de 2015 serão:

01 - Fazer memória do caminho percorrido pela Igreja com a sociedade, identificar e compreender os principais desafios da situação atual.

02 - Apresentar os valores espirituais do Reino de Deus e da doutrina Social da Igreja, como elementos autenticamente humanizastes.

03 - Identificar as questões desafiadoras na evangelização da sociedade e estabelecer parâmetros e indicadores para a ação pastoral.

04 - Aprofundar a compreensão da dignidade da pessoa, da integridade da criação, da cultura da paz, do espírito e do diálogo inter-religioso e intercultural, para superar as relações desumanas e violentas.

05 - Buscar novos métodos, atitudes e linguagens na missão da Igreja de Cristo de levar a Boa Nova a cada pessoa, família e sociedade.

06 - Atuar profeticamente, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para o desenvolvimento integral da pessoa e na construção de uma sociedade justa e solidária.
Redação: Paulo Bomfim
Fontes: Guia Litúrgico da Campanha da Fraternidade de 2015 e Jornal Mundo Jovem

Nenhum comentário:

Postar um comentário