sexta-feira, 18 de novembro de 2011

DINHEIRO PARA O SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) informaram quanto remeteram para São Sebastião.
Se os prefeitos planejassem e investissem melhor o dinheiro, o sistema escolar brasileiro seria muito melhor, apesar de o Brasil gastar menos do que outros países em educação.
A luta de quem realmente está preocupado em melhorar a qualidade da educação é que se passe a investir ao menos 10% do Produto Interno Bruto (PIB) no sistema de ensino.
Ouça quanto veio para a educação em São Sebastião, via Governo Nacional, até setembro-2011.
Daria para melhorar a qualidade da nossa escolarização ou não?

Programa Nacional de Alimentação Escolar
(MERENDA) Ensino Fundamental 376.380,00

Ensino Infantil Creche 4.212,00
Pré-escolar 45.576,00
Ensino de Jovens e Adultos (EJA) 36.936,00
Programa Nacional de Apoio ao de Transporte Escolar (PNATE) Ensino Fundamental 273.898,24
Ensino Infantil 4.384,32
Salário Educação – Quota Municipal 349.811,63
Programa Brasil Alfabetizado (PBA) – Transferência Direta 9.050,00
Fundo de Desenvolvimento do Ensino Básico e de Valorização dos Profissionais do Sistema de Ensino Básico (FUNDEB)
4.145.149,72
Programa Dinheiro Direto
na Escola nas contas bancárias das escolas 264.599,40
na conta bancária da Prefeitura 1.011,00
Portanto, alunos e alunas...
Sabendo quanto o sistema de ensino arrecada, você deve debater como melhor investir ou gastar os recursos, possibilitando uma forte melhoria na qualidade da educação. Os beneficiados seremos todos nós.
Estudiosos informam que um dos grandes problemas para melhorar a qualidade da educação é o silêncio da maioria dos partidos políticos, sindicatos, ongues, associações comunitárias, oscips, igrejas, grêmios etc. Segundo esses doutores, o que não se conhece e não se debate publicamente não se tem condições de melhorar.
A Prefeitura e a Câmara Municipal deveriam informar à população sobre esses valores e quais as suas finalidades, mas há um silêncio bem sintomático e característico na maioria dos municípios.
A Ongue de Olho em São Sebastião tem feito um enorme esforço para fazer essas divulgações, motivo por que tem recebido explícitos elogios e anônimas críticas.
Mas...
Cumprimos o nosso papel.
No entanto, é necessário que as demais entidades abandonem as envelhecidas e as omissivas atitudes e entrem na luta pela construção de melhor qualidade de vida, cultura documental e cultura da paz, pois, só assim, poderemos fazer um pacto pela vida, sob o signo da universal fraternidade.

Fonte: Ongue - imeio:ongdeolhoss@bol.com.br - blogue:www.onguedeolho.blogspot.com – redator Paulo Bomfim

Nenhum comentário:

Postar um comentário