Acontece hoje, em Maceió, a Plenária do PPA Participativo,
da União, para planejamento do Brasil nos próximos 4 anos, a partir de 10º de
janeiro de
Pode-se afirmar que do ponto de vista geral da sociedade o PPA-P é a lei mais importante para o Brasil no período de 4 anos, pois planejará o que, a onde, como e com quem as políticas públicas nacionais (e, portanto, estaduais, municipais e distritais também) irão garantir direitos para os próximos 4 anos.
No PPA Participativo, uma aspiração das mais progressistas, também se irá dividir os dinheiros nacionais para o referido período de vigência da lei, beneficiando muitas situações.
No PPA, por ser “Participativo!”, a própria população e suas lideranças poderão sugerir a implementação de obras, serviços, equipamentos, concursos, fiscalizações etc..
E principalmente, políticas públicas específicas ou segmentadas, com as de acessibilidades várias.
O grande problema, detectado de diversos autores que tratam do assunto, é a falta de real diagnóstico em cada município e o próprio desconhecimento dos dinheiros nacionais, municipais, distritais e estaduais que existem para utilização da promoção de possíveis políticas públicas.
A falta de diagnóstico municipal praticamente impede que a própria população e principalmente as lideranças dos seus diversos segmentos sociais fiquem mais, ou até mesmo, somente em ações de efeitos e consequências apenas retóricas.
No entanto, uma ótima Plenária e um ótimo planejamento a todes, todos e todas.
Este militante do controle social gostaria de está aí, sim.
Abraços.
Nenhum comentário:
Postar um comentário