quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Estradas - DINHEIROS PRÁ ESTRADAS VICINAIS


“Por estradas vicinais são conhecidas as vias de tráfego ‘interno’, que fazem a ‘ligação’ entre a área central do município (cidade) e cada um de seus povoados ou distritos.”

Normalmente, nos períodos de inverno as estradas vicinais ficam bastante esburacadas, estragadas. Aí surgem muitas reclamações. No entanto, com o “enxugar da terra” - ou início do verão – as estradas precisam se logo recuperadas.

Mas prefeitos demoram a fazer a manutenção das estradas e a recuperá-las. Quase sempre, alegam faltar dinheiro. No entanto, não apresentam à população o respectivo orçamento municipal ou mesmo a prestação de contas.

Claramente, descumprem as leis orçamentárias. O Tribunal de Contas Estadual também não fiscaliza, apesar de ser sua obrigação elaborar um documento conhecido como “parecer prévio” sobre a qualidade dos gastos municipais. Com esse conjunto de fatos, quem sofre é exatamente quem “paga a conta”, a população de cada município.

Em São Sebastião, as reclamações já começaram e já chegaram a essa Ongue. Então, a Ongue foi verificar a existência de dinheiro no orçamento municipal deste Município para 2018. 

A cópia do orçamento foi fornecida pelo vereador Jailton da Serra (PV). O nosso Orçamento Municipal para 2018. Cada vereador ou vereadora tem cópia do Orçamento Municipal.

Ela informa que tem muito dinheiro para a recuperação ou a manutenção das nossas estradas vicinais. Se os dinheiros forem bem utilizados, dão para fazer uma ótima manutenção e as estradas ficariam em ótimas condições.

Na tabela a seguir, leia quanto temos para conserto das estradas vicinais nesse exercício de 2018. Os dinheiros somam quase um milhão.

Tipo de ação política para 2018
crédito original
crédito adicional
crédito total
Construção ou ampliação estradas
573.150,00
229.260,00
802.410,00
Manutenção da Rede Viária
243.071,00
97.228,40
340.299,40
Totais dos Créditos
677.650,00
326.488,40
1.142.709,40

Portanto, você está corretíssimo quando reclama e reivindica o conserto das estradas vicinais. As reivindicações são produtos das ações de cidadania ativa.

Atenção direção de cada Associação, informe esses valores às pessoas filiadas e ao conjunto da população. As informações são fundamentais para o desenvolvimento local e para a prática do exercício da cidadania ativa.

Produção: Ongue de Olho em São Sebastião
Redação: Paulo Bomfim – Membro da Ongue e Conselheiro Municipal de Controle Social, em São Sebastião.
Contatos – Imeio:ongdeolhoss@bol.com.br – Blogue: onguedeolho.blogspot.com
Data: 15 de outubro de 2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário