sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

SãoSebastião2015–Parte9-CADA VEREADOR CUSTOU R$118.774,32, EM 2013



Continuando o debate sobre o Balanço Municipal (BM) de 2013, nesta parte9 escreveremos sobre o Custo de Vereadores (CV)”. O CV é apurado dividindo-se o montante do duodécimo repassado por este Município à Câmara Municipal (CM) e os gastos pela mesma. O CV de São Sebastião é um dos maiores entre os 102 municípios alagoanos.

Essa situação explica o fato dos vereadores esconderem a prestação de contas e também não fazerem a fiscalização dos gastos da Prefeitura, gerando uma má qualidade da atuação parlamentar e para a vida de toda a população. 

Quando se comenta sobre as questões político-administrativa-legislativas deste Município, uma das questões mais focadas é o custo da CM para a sociedade. A prefeitura e a CM não cumprem a Lei Orgânica Municipal (LOM) e outras normas que determinam a esses órgãos municipais colocarem a prestação de contas à disposição da população na CM e na Secretaria Municipal de Finanças, o ano todo, possibilitando o acesso e a análise da mesma.  

Mas as informações podem ser obtidas com qualquer parlamentar, pois eles têm uma cópia de cada BM. Nesse documento estão os valores recebidos e gastos. As informações do BM permitem ao povo saber com o quê foi gasto o dinheiro, com quem, quanto e como. São informações públicas, mas que são escondidas, exatamente para não espantar a quem paga a conta.

Também cada partido político, ongue, oscip, associação comunitária, igreja, rádio, blogue, sindicato,  saite etc. tem o dever de cobrar a prestação de contas e fazer a ampla divulgação das questões orçamentárias, lutando para que os respectivos filiados e filiadas, bem como a população em geral, tenham conhecimento das informações.

Como a Prefeitura e a CM não dão acesso ao BM, neste texto utilizam-se as informações da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), que podem sofrer pequenas alterações quando o BM for divulgado espontaneamente pelos dois poderes municipais ou por ação do Ministério Público Estadual ou o de Contas ou do Tribunal de Contas Estadual ou mesmo de qualquer outra instituição..   

Em 2013, o duodécimo repassado pelo Município à CM foi de R$1.544.066,09. Um aumento de 13,79% quando comparado com o valor de 2012, que foi de R$1.357.400,40. Então? Para você perceber o alto custo da CM são-sebastiãoense basta comparar com os gastos de outros órgãos municipais: Secretaria de Agricultura: R$576.704,20. Em 2012: R$529.360,95. Aumento de 8,94%; segurança pública municipal: R$00,00; assistência à criança e à adolescência: R$476.583,40. Assistência à Pessoa Idosa: R$8.188,40; Assistência à Pessoa com Deficiência: R$2.850,00; Assistência Comunitária: R$356.300,64. Desporto e Lazer: R$314.038,79. Em 2012: R$312.860,23.Aumento:0,37&, apenas. Mesmo quanto a esses gastos bem inferiores ao da CM, existem fortes dúvidas se os mesmos foram corretamente. As casas de taipa não acabam e nem as "casas do fórum" são construídas, mas o gasto com habitação não foi pouco:R$187.702,72. As propagandas são muitas, mas estranhamente os gastos com comunicação foram: R$00,00. As despesas saíram do bolso de alguém, então? Gestão ambiental: R$00,00.
Mas...
Se a CM gastou tanto, qual foi, então, o custo de cada um dos 13 vereadores?
É uma simples equação matemática. Divide-se o valor repassado pelo número de vereadores, encontrando-se o custo-anual de cada parlamentar: R$1.544.066,09 : 13 = R$118.774,32. O custo-anual dividido pelo número de meses do ano gera o custo-mensal de cada parlamentar: R$118.774,32 : 12 = R$9.897,86.

O custo de cada parlamentar já era um forte debate. Cresceu mais ainda a partir da divulgação do Jornal Popular do número de sessões não realizadas:20 e das constantes faltas às apenas 16 sessões realizadas. As faltas variaram de uma a 9 faltas.

Segundo ainda o referido Popular, o subsídio mensal bruto de cada vereador é R$6.000,00 e o liquido: R$4.826,03. Assim, cada vereador recebeu líquido no ano: R$57.912,36. Como das 36 sessões previstas só realizaram 16, cada sessão custou à população: R$3.619,52 e se desconsiderar-se ainda as faltas.

A diferença de exatos R$3.897,86, entre o subsídio mensal bruto e o custo-mensal de cada vereador, serve para pagar os funcionários do nosso legislativo e as demais despesas realizadas pela Câmara, como diárias, energia, água, telefone etc..

Eis o porquê ocorre reiteradamente o esconder da população da prestação de contas da Prefeitura e da própria CM. No entanto, lá e acolá, como aqui, já acontecem fortes cobranças de mudança da atitude dos vereadores. Se a situação for realmente investigada, parlamentares irão devolver o dinheiro do irregular subsídio que receberam e até médicos poderão ser responsabilizados, se não comprovarem que foram enganados.

No entanto, cada entidade e você também têm o direito-dever de concretizar as  ações da cidadania, agindo e exigindo a divulgação das informações, debatendo-as publicamente.

Apesar das enormes dificuldades, esta Ongue e este Conselheiro cumprem o seu papel político-cidadão.  

 > Produção: Ongue de Olho em São Sebastião
Redação: Paulo Bomfim - Conselheiro Municipal de Controle Social em São Sebastião
Fontes: Secretária do Tesouro Nacional, Banco do Brasil S. A. e Controladoria Geral da União
Data: 15-11-2014.

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