quinta-feira, 31 de outubro de 2013

ONGUE VISITA DANIEL E FAMÍLIA, COLHENDO RECLAMAÇÕES DA POPULAÇÃO DO BAIRRO BAIXA DO CRUZEIRO



Dando continuidade às atividades de visitas à população e de debate sobre os problemas municipais, a Ongue de Olho em São Sebastião visitou na tarde de 30-10-2013, quinta-feira, a família do comunicador comunitário Daniel Oliveira, residente na rua Sete de Setembro, no bairro Baixa do Cruzeiro.
 No encontro estiveram presentes Dimas Francisco, Telma, Manoel Avelino, José, dona Laura Rita, mãe do comunicador, o próprio Daniel Oliveira, Linduval e Paulo Bomfim. O irmão Tonho esteve ausente, em razão de problemas particulares.
Na oportunidade diversos vizinhos pediram que o Município faça o calçamento da mencionada rua, pois as famílias vivem e convivem com forte poeira nos tempos de sol, e sob muita lama e água empossada, quando de períodos chuvosos. Aliás, “a água fica empossada mesmo no verão”, disse-nos uma das moradoras daquela rua, apontando para uma dessas poças e dizendo “olhe ali!”
Percebeu-se que as pessoas estão atentas às informações sobre o montante dos dinheiros municipais para calçamento de ruas, mas que são desconhecidas até da própria gestão e Câmara municipais, como as ruas “Sargento Genaro Gomes” e “TV São”.
Realmente o montante de recursos para calçamento é alto. Estranhamente a lei orçamentária de 2013 determinou exatos R$1.654.424,80, soma do valor orçado e do crédito adicional suplementar já aprovado, para calçar duas ruas inexistentes.
Sem determinação da lei orçamentária, está sendo calçada a rua 15 de novembro, o que poderá acarretar forte irregularidade a não prevista obra.
O calçamento de ruas é ação administrativa muito exigida pela população, inclusive, de moradores e moradoras da rua 15 de Novembro. Todavia, a realização dessa necessária obra deveria ter sido incluída no orçamento.
No entanto, apesar da irregularidade, nem a Câmara Municipal nem o Tribunal de Contas Estadual têm realizado qualquer fiscalização a respeito do (des)cumprimento da lei orçamentária de 2013, por parte da própria gestão municipal que elaborou a referida lei no ano passado.

Redação: Paulo Bomfim
Fonte: Ongue de Olho em São Sebastião
Data: 30-10-2013
Publicação: www.onguedeolho.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário