sexta-feira, 26 de julho de 2013

DIA MUNDIAL DOS AVÔS E DAS AVÓS

            Hoje, 26 de Julho, comemora-se o “Dia das Avós e dos Avôs”. Essa data foi escolhida para a comemoração porque é a data dedicada ao casal Santa Ana e São Joaquim, pai e mãe de Maria, e avó e avô de Jesus Cristo.

Século I - a.C. (antes de Cristo) – Conta-nos a história católica que Ana e seu marido, Joaquim, viviam em Nazaré. Nazaré, atualmente, é um bairro do Estado de Belém, que pertence ao país Israel.
Ana e Joaquim não tinham filhos, mas rezavam sempre pedindo que o Senhor lhes enviasse uma criança. Apesar da idade avançada do casal, um anjo do Senhor apareceu e comunicou que Ana estava grávida, e eles tiveram a graça de ter uma menina abençoada a quem batizaram de Maria.
Ana morreu quando a menina, Maria, tinha apenas 3 anos de idade. Devido a sua história, Santa Ana é considerada a padroeira das mulheres grávidas e das pessoas que desejam ter filhos.
Maria cresceu conhecendo e amando a Deus e foi por Ele a escolhida para ser Mãe de Seu Filho, Jesus Cristo. Daí São Joaquim e Santa Ana serem os padroeiros dos avós.
O papel das avós e dos avôs na família vai muito além dos mimos dados a nós, netos e netas, e muitas vezes eles são o suporte afetivo e financeiro dos criados filhos e do desenvolver dos netos.
Celebrar o Dia dos Avôs e das Avós significa celebrar a experiência de vida, reconhecer o valor da sabedoria adquirida, não apenas nos livros, nem nas escolas, mas no convívio com as pessoas e com a própria natureza.
Aproveite esta data para mandar uma mensagem de carinho aos queridos avós e dizer o quanto gosta deles.
Mandamos um grande beijo a todos os avós, não só aos presentes, mas também aos ausentes.
E que saudade!

PORTANTO - eu, José Paulo do Bomfim, aproveito a mensagem acima para relembrar e parabenizar as minhas já ausentes avós, Maria Amélia, avó paterna, e Maria dos Anjos, avó materna, bem como aos também já ausentes avôs, João Pedro, avô materno, e Antônio Pereira, avô paterno.
O avô e a avó maternos, João Pedro e Maria dos Anjos, residiam no povoado Catinga, município de Feira Grande, e os paternos, Antônio Pereira e Maria Amélia, conviviam e viviam no povoado Camaratuba, então pertencente ao município de Porto Real do Colégio, atualmente fica na região Oeste de São Sebastião, na divisão com Feira Grande.
Fonte: revista Família Cristã
Redação: Paulo Bomfim
Data: 26 de Julho

Nenhum comentário:

Postar um comentário