sábado, 31 de maio de 2025

Orçamento - QUEM TEVE ACESSO À CÓPIA DO PLMDO?

E APRESENTOU ALGUMA ELIP?

Boa tarde a todos, todas e a todes.

Um ótimo junho ou não, dependerá das nossas atitudes, por ações ou por omissões.

O recesso parlamentar do meado do anos está chegando. 

Para que vereadoras e vereadores possam folgarem em recesso têm que votarem o pLMDO (projeto de Lei Municipal de Diretrizes Orçamentárias) para 2026, em tramitação em cada Câmara Municipal, até o início desse recesso.

É a LMDO que vai definir o que cada gestão irá realizar, de bom ou de mau, em 2026, para cada população e em cada município.

Assim, cabe à população em geral e a lideranças dos diversos segmentos sociais em particular, bem como a cada entidade, especialmente a partidos políticos, agirem. 

Agirem para que o pLMDO a ser votado e aprovado seja bem melhor para a população, melhorando a qualidade dos gastos municipais e as políticas públicas necessárias.

Para tal, podemos ou precisamos apresentar determinadas ELIP (Emenda Legislativa de Iniciativa Popular), algo difícil de fazê-lo. Mas também bem possível, se agirmos, logicamente.

Se nos omitirmos, como em anos anteriores se fez, não é possível e até descabido depois ficarmos alegando que a LMDO não atende aos nossos interesses e os da própria população.

Em cerca de 37 municípios que este Foccomal teve contato, em apenas 3 deles, lideranças informaram que conseguiram uma cópia do mencionado projeto de lei.

Por quê?

Se alguém procurar a Mesa da Câmara Municipal - ou mesmo quaisquer parlamentares – e não receber a cópia mencionada, é só procurar a Promotoria de Justiça da Comarca, que a requisitará com urgência e certeza. 

Se houver alguma dificuldade para implementação dessas ações, podem entrar em contato com este Foccomal, via algum desses imeios ongdeolhoss@bol.com.br ou ptssal@bol.com.br, que o Fórum poderá auxiliar nas necessárias providências.

Assinado: Foccomal (Fórum de Controle de Contas Municipais em Alagoas)

sexta-feira, 16 de maio de 2025

São Sebastião2024 - ARRECADAÇÃO TOTAL – Parte 001

Este texto trata da
arrecadação total e das 2 espécies de receitas que compõem, inicialmente, a arrecadação municipal de 2024. Por conseguinte, reflita e debata sobre o que poderia ter sido feito ou melhorado neste Município, com a correta utilização e aplicação dos dinheiros do próprio povo, abaixo informados:

 

 

São Sebastião

 

Dinheiros

Total Bruto

216.564.901,30

Dicapital

882.780,22

Corrente

215.682.121,08

Como se vê, a arrecadação bruta é dividida em 2 receitas: as receitas correntes, para custeio ou manutenção da máquina administrativa municipal, inclusive da Câmara, e as receitas dicapital (“de capital”), para gastos de investimentos, que aumentem o patrimônio municipal.

Nessa data em que se rememora, comemora, se debate etc. o Dia Das e Dos Garis este texto publica os montantes das arrecadações municipais em 2024, segundo informações do Foccomal

 

A publicização dos 3 montantes tem como objetivo possibilitar à população são-sebastiãoense refletir e conversar sobre como melhor utilizar os nossos dinheiros, oriundos dos tributos municipais, estaduais, distritais e nacionais que pagamos no dia a dia, enquanto consumidor, muitas vezes sem sabermos disso.

 

Não podemos esquecer que, em razão das características regressivas da tributação e da cobrança da maioria dos tributos, a população mais empobrecida paga, proporcional e percentualmente, mais tributos que a população mais rica, sendo a tributação sobre o patrimônio bastante baixa e a sua cobrança sofrendo bastante sonegação. 

 

Em matérias anteriormente divulgadas por esta Ongue, o Foccomal informou que a administração deste Município São Sebastião e também a do Município Junqueiro ainda não regularizaram as respectivas DCA (Declaração de Contas Anual) perante à STN (Secretaria do Tesouro Nacional) - https://onguedeolho.blogspot.com/2025/05/arrecadacoes-municipais-em-2024-parte.html - como também diversas outras administrações municipais não o fizeram, mas não sofrem fiscalizações da respectiva Câmara - https://onguedeolho.blogspot.com/2025/05/arrecadacoes-municipais-em-2024-parte_12.html - https://onguedeolho.blogspot.com/2025/05/arrecadacoes-municipais-em-2024-parte_74.html

 

No entanto, muitas administrações entregaram a DCA, sendo a de União dos Palmares, na Zona da Mata, a primeira a fazê-lo, sendo seguida pela de Maragogi, no Litoral Norte.

 

As gestões municipais, bem como as legislativas deveriam cumprirem a legislação da publicização dos atos administrativos e praticarem a transparência ativa, informando à população quanto este Município e a Câmara arrecadaram e como gastaram os “nossos dinheiros” ou “os dinheiros do povo”, no dizer de Régis Fernandes de Oliveira, em seu livro Gastos Públicos.

 

Todavia, como os 2 poderes municipais não cumprem os respectivos deveres e a legislação de transparência, cabe fazê-lo a sociedade civil organizada ou a própria população ou cada liderança dos diversos segmentos sociais ou mesmo cada cidadão ou cada cidadã, individualmente, ou ainda a cada partido político.

 

Se também o fizessem, possibilitariam à população são-sebastiãoense saber quanto pagou de tributos e perceber a necessidade de participar da elaboração e da aprovação das leis orçamentárias.

 

Aliás, o pLMDO (projeto da Lei Municipal de Diretrizes Orçamentárias) para 2026 já está em tramitação na Câmara Municipal, aguardando manifestações, via emendas legislativas de iniciativa popular.

 

Daí, este Foccomal estimular à população, especialmente as lideranças dos diversos segmentos sociais, a realizarem o OPIP (Orçamento Participativo por Iniciativa Popular), mediante emendas legislativas ao pLMDO, algo que é urgente.

Na tabela acima você leu o quanto foi arrecadado pela administração municipal e, depois, será detalhada, por montantes de cada tributo, impostos, taxas e contribuições, além de outras receitas correntes ou dicapital. 

Posteriormente, também falaremos sobre os gastos administrativos, motivos por que orientamos a leitura do conteúdo sobre os gastos nacionais, publicado no seguinte endereço virtual: 

https://monitormercantil.com.br/sistema-da-divida-a-sangria-continuou-em-2024/

 

Leia também - PT: PARABÉNS, GARIS OU TRABALHADORAS E TRABALHADORES DA LIMPEZA MUNICIPAL - https://ptssal.blogspot.com/2025/05/parabens-garis-ou-trabalhadoras-e.html

 
 
>Produção: Ongue de Olho em São Sebastião
Contatos – Imeio: ongdeolhoss@bol.com.br – Blogue: onguedeolho.blogspot.com
Redação: Paulo Bomfim – Integrante do Foccomal, da Ongue e da Abraço-AL