Este texto é bem semelhante aos 4 anteriores, que tratam de outros municípios e de gestões: http://onguedeolho.blogspot.com/2024/08/municipios-001-arrecadacoes-realizadas.html.
Praticamente, mudam-se em cada texto os nomes de municípios e de valores arrecadados por cada uma de suas administrações.
Por conseguinte, leia, reflita e debata sobre o que poderia ser melhorado nesses municípios, com a boa e correta utilização desses dinheiros:
São Sebastião |
Dinheiros |
Total Bruto |
175.946.454,86 |
Dicapital |
1.454.504,32 |
||
Corrente |
171.903.165,45 |
||
Feira Grande |
Dinheiros |
Total Bruto |
99.483.362,98 |
Dicapital |
1.252.395,82 |
||
Corrente |
98.230.967,16 |
||
Igreja Nova |
Dinheiros |
Total Bruto |
60.054.573,63 |
Dicapital |
2.301.164,32 |
||
Corrente |
56.329.554,50 |
||
Arapiraca |
Dinheiros |
Total Bruto |
1.066.996.104,29 |
Dicapital |
21.121.470,19 |
||
Corrente |
1.003.948.566,93 |
||
Porto Real do Colégio |
Dinheiros |
Total Bruto |
92.164.135,26 |
Dicapital |
2.774.433,78 |
||
Corrente |
89.389.701,48 |
||
Penedo |
Dinheiros |
Total Bruto |
318.461.479,91 |
Dicapital |
3.002.017,41 |
||
Corrente |
298.743.020,18 |
||
Junqueiro |
Dinheiros |
Total Bruto |
204.111.864,71 |
Dicapital |
1.260.000,00 |
||
Corrente |
196.400.205,08 |
||
Coruripe |
Dinheiros |
Total Bruto |
393.279.525,68 |
Dicapital |
7.332.417,48 |
||
Corrente |
385.372.214,23 |
||
Teotônio Vilela |
|
Total Bruto |
285.772.514,93 |
Dicapital |
1.088.036,77 |
||
Corrente |
284.684.478,16 |
Pois bem!
Com as publicações e as publicizações de arrecadações de determinados municípios tem havido muitos questionamentos sobre cada arrecadação.
A percepção é que as pessoas sabem que é muito dinheiro. Mas não sabem quanto é ou são os montantes que chegam para cada administração municipal.
O “não sabem” não decorre da falta de conhecimento, escolarização, idade, inteligência etc., como alguns dizem e querem dar a entender.
Possivelmente tentando enganar alguém com a desinformação ou a manipulação de valores.
O “não sabem” tem origem nas irregularidades praticadas por prefeitos ou por prefeitas, eis que, claramente, se observa não haver muitas diferenças político-administrativas entre eles ou entre elas.
Vereadoras e vereadores também praticam essas irregularidades e descumprem o respectivo dever funcional. Essa conhecida e triste situação atinge até mesmo parlamentares da chamada oposição eleitoral, que se omitem e se silenciam, publicamente.
As irregularidades surgem quando gestores ou parlamentares não praticam a obrigatória transparência ativa e até mesmo e constantemente a transparência passiva.
Integrantes dos 2 poderes municipais não cumprem os seus deveres de informar e formar a população.
Com essa prática de descumprimento de suas obrigações, pioram e causam o empobrecimento da população.
Daí, os diversos péssimos índices, quando desinformam ou manipulam, mentem em verdade, informações existentes. Os péssimos índices educacionais geram a tristeza mais recentes.
Como forma de combater o silenciamento ou mesmo alguma real omissão, o Foccomal passa a publicar e a publicizar à população, em geral, mas especialmente a de cada município, a arrecadação total do ano, e as 2 espécies de dinheiros.
Espécies que são chamadas de classificação econômica das receitas municipais. São os dinheiros ou as receitas: “correntes” e “dicapital”(sic), que estão informados na tabela que você pôde lê, acima.
Então, você leitora ou leitor pode imprimir e debater na sua comunidade os valores que foram arrecadados em 2023.
Eis uma conversa fundamental para melhorar a qualidade e as condições de vida em seu município e também nos demais, até porque os dinheiros dos tributos são distribuídos iguais e proporcionais à quantidade de habitantes.
Dentro do possível, esta matéria é enviada a lideranças dos diversos segmentos sociais, como sindicatos, associações, ongues, movimentos sociais, conselheiros municipais, igrejas etc..
De logo, alerta-se que, se alguma gestão fornecer acesso à respectiva prestação de contas de 2023 ao Foccomal e as entidades que o compõem, determinados valores podem ser pormenorizados e alterados, quase sempre para mais, como já ocorreu.
Leu, refletiu, debateu etc.? E achates disto o quê?
Portanto, essa calamitosa situação precisa ser debatida, pública e claramente, nesse período eleitoral, tomando-se muito cuidado para alguém não seja enganado ou enganada, mais uma vez.
Como votar para alterar para melhor esse estado dos fatos?
Eis uma importantíssima e chata pergunta que cabe a cada pessoa de Batalha responder, especialmente a cada eleitora e a cada eleitor.
Em http://onguedeolho.blogspot.com/2024/07/1-orcamentos-municipais-e.html LEIA TAMBÉM: 1 - ORÇAMENTOS MUNICIPAIS E
SILENCIAMENTOS ORÇAMENTÁRIOS
Daí, este Foccomal estimular à população, especialmente as lideranças dos diversos segmentos sociais, a realizarem o OPLIP (Orçamento Participativo Livre por Iniciativa Popular), mediante emendas legislativas ao pLOA (projeto de Lei Orçamentária Anual) para 2025.
QUE TAL VOCÊ MOBILIZAR E PARTICIPAR DE TAL CONSTRUÇÃO?
LEIA TAMBÉM: em https://fcopal.blogspot.com/2023/03/campo-alegre-consciente-sociedade-diz.html - Campo Alegre - CONSCIENTE SOCIEDADE DIZ NÃO À EXTINÇÃO DO CONSELHO TUTELAR
>Produção: Fórum de Controle de Contas Municipais – Foccomal
Contatos – Imeio:ongdeolhoss@bol.com.br – Blogue: onguedeolho.blogspot.com Redação: Paulo Bomfim – Integrante do Foccomal, da Ongue e da Abraço-AL
Nenhum comentário:
Postar um comentário