sábado, 6 de março de 2021

Debate da Salomé - "CONTINUAM A DESTRUIR A HISTÓRIA DELMIRENSE"

 DIZ LIDERANÇA NA SALOMÉ

O programa radiofônico Debate da Salomé, apresentado neste sábado, 6-3, entrevistou líder político de Delmiro Gouveia, Tony Clóvis, que já foi candidato a governador pelo PCB.

Tony também já foi integrante do Conselho Estadual da Saúde. Atualmente ele tem feito um grande trabalho de controle social em Delmiro Gouveia, sendo chamado pela população de "Fiscal do Povo".

A entrevista foi virtual e transmitida pela rádio comunitária Salomé FM, 105,9 MHz. Durante a mesma, Tony contou um pouco da História do então empresário e comerciante de peles, o cearense Delmiro Augusto da Cruz Gouveia, conhecido socialmente como Delmiro Gouveia.

No final do século XIX (19), Delmiro era conhecido como o "Rei das Peles", que eram couros especialmente de ovinos e de caprinos. Delmiro foi assassinado, em sua casa, no 1º quarto do século XX, em 10-10-1917.

Hoje se sabe que os assassinos de Delmiro Gouveia não pagaram pelo crime. Os mandantes eram cerca de 4 influentes personagens, que ficaram impunes.

O crime foi atribuído a 2 jovens que foram presos e torturados. Motivo por que confessaram o crime e foram injustamente condenados. Hoje, livro do escritor alagoano Antônio Sapucaia, informa quem realmente foram os assassinos.

A História de Delmiro ainda continua em destruição. Recentemente, em 2016, a Fábrica da Pedra, a indústria têxtil criada por Delmiro, foi completamente fechada e a área está tornado em um empreendimento imobiliário. 

No Nordeste, Delmiro é uma das personagens que mais tem livros escritos sobre a sua história, concorrendo com Padre Cícero, no Juazeiro do Norte, no Ceará, e com Lampião, em Alagoas.

 Tony relatou que o Município Delmiro Gouveia, localizado no Alto Sertão de Alagoas, e região têm sofrido muito com a pandemia do coronavirus, tendo havido cerca de 12 mortes, por covid-19, entre janeiro e fevereiro, últimos.

Ressaltou que em Santana do Ipanema, o Hospital Regional Dr. Rodolfo Rodrigues de Melo, está completamente lotado, não havendo leitos para mais ninguém.

Outro tema debatido foi o aspecto turístico da referida região, que engloba o conjunto de municípios com enormes conteúdos históricos: Delmiro Gouveia, Água Branca, Piranhas e Olho d’Água do Casado, que, com exceção, de Água Branca, são margeados pelo Rio São Francisco.

Em razão de fatores naturais e históricos, o fluxo turístico tem sido bastante grande, afirmou Tony.

 Com a entrevista de Tony Clóvis foi inaugurada a forma mista de fazer-se as entrevistas nesses tempos de pandemia. O entrevistador no estúdio físico e o entrevistado no "estúdio virtual", em sua casa.

>Produção: Ongue de Olho em São Sebastião
Contatos – Imeio: ongdeolhoss@bol.com br – Blogue: onguedeolho.blogspot.com
Redação: Paulo Bomfim – Integrante da Ongue




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário