domingo, 16 de abril de 2017

REFLEXÃO DO DOMINGO DE PÁSCOA

O domingo de Páscoa celebrado hoje(16) por milhões em todo mundo, teve diferentes significados ao longo da história da humanidade.

Para os hebreus que estavam cativos no antigo Egito, sob o domínio do "faraó", o sentido da Páscoa era de "passagem" da escravidão para a liberdade. Na época da Pessach, Páscoa, era obrigação de toda a família hebraica centarse a mesa para além de comer os tradicionais alimentos pascais, relembrar os anos de sofrimentos vividos na escravidão.

Já para os os cristãos a Páscoa tem um outro significado, não mais a de mudança de um estado temporal, mas da "Passagem da morte para vida" Ganha um sentido transcendental, para além da física. Jesus é aquele que vem trazer a "Boa Notícia": 'solidariedade, perdão, amor' ensinamentos altamente progressistas para sua época.

Os dois significados desta tão importante data, nos leva a fazer uma reflexão: assim como o povo hebreu do antigo Egito, estamos (povo brasileiro) sendo atacados por um governo 'tirano' que a serviço do grande capital, tira os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras - ao tempo em que somos chamados a lutar contra esse sistema de dominação. O outro, não menos importante, é tentar reproduzir os ensinamentos de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário