domingo, 19 de março de 2017

ALTO PREÇO DA COSIP

Vejam quantos tributos são cobrados de forma direta e indireta na sua conta de energia, dinheiro esse que vai para o Governo Federal, Estadual e Municipal.  Chama atenção a Cosip (Contribuição de Iluminação Pública ). Para você ter uma ideia, numa conta simples de uma residência que consome 127 KW, paga R$ 78,97 por mês, já inclusos os outros tributos federais e estaduais, a CIP ou Cosip, vai custar  R$ 9, 96 ou seja, 12, 61% do valor total. Hoje, 19 de março, estiveram reunidos membros do PT, PHS e Rede Sustentabilidade em São Sebastião/Al para discutir os impactos desses tributos na conta de energia. Chama a atenção a falta de transparência de como esses tributos estão sendo convertidos em forma de serviço para os munícipes.

Em São Sebastião, mesmo com esse tributo sendo religiosamente pago pelos cidadãos e cidadãs, várias localidades encontran-se sem iluminação nos postes. Um exemplo disso são  as comunidades São José e Barro Branco, conforme o Presidente da Associação dos Moradores, Manoel Avelino, que, inclusive, encaminhou ofícios para a Prefeitura e Câmara Municipal, cobrando a "imediata" colocação das lâmpadas, mas, até o momento, não obteve êxito. Para o membro da Ongue da Olho em São Sebastião, Paulo Bomfim, a solução passaria pela extinção do tributo, ou diminuição da Cosip, ou estabelecer uma taxa fixa menor para residências e empresas.
O encontro para debater o alto preço da Cosip foi proposto pelo vereador "Eraldo da Rosa", do PHS de Campo Grande, município da Região Metropolitana do Agreste, em razão de naquele município haver um grande breu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário