terça-feira, 21 de julho de 2015

SãoSebastião-AL2015-2ª AULA DO 9º CURSO SOBRE ORÇAMENTO E GASTO MUNICIPAIS É REALIZADA




Na manhã desse domingo, aconteceu a 2ª aula do 9º Curso de Orçamento e de Gasto Municipais (9º Com), promovido por esta Ongue, neste Município.
Esta, como a 1ª, e as demais aulas acontecem no Centro Educocultural Salomé, situado na Rua São Paulo, 150-E, Centro, Cep 57.275-000, São Sebastião, Alagoas.
Esta 2ª aula contou com a presença de 12 participantes, que foram:
José Paulo do Bomfim
Manoel Avelino Silva
Paulo Henrique da Silva Bomfim
Diógenes Aurélio de Oliveira
José Mateus da Silva Bomfim
Adelson Francisco de Souza
Pedro Ferreira do Nascimento
Arnaldo dos Santos
Jacinto Lino dos Santos
Célio Roberto Nascimento
Márcia da Silva Bomfim
Dimas Francisco Santos
A mesma iniciou-se recordando-se que a elaboração do orçamento é o espaço e o momento de divisão dos dinheiros municipais entre órgãos ou unidades da administração, bem como pelas ações municipais que mais interessa a quem participar e elabora o orçamento.
“Os ‘grandões’ conhecem e sabem a importância da construção do orçamento e que é naquele momento que politicamente se faz a escolha que quem vai receber parcelas do dinheiro e de quem será mais beneficiado ou mais prejudicado”, disse Paulo Bomfim, que atua na facilitação dos debates.
“Infelizmente, grande parte da população, especialmente o povo mais pobre e que mais precisa da melhor priorização dos gastos municipais que irão ser incluídos no orçamento municipal não participa da elaboração, mesmo quando fica sabendo que é no orçamento que se faz a opção por gastou ou investir nisso ou naquilo”, Paulo Bomfim.
A 3ª aula será em 2 de agosto no horário das 08:30 às 12:00 horas. Esperamos que todos e todas compareçam. Coordenador de cada grupo, convoque a sua equipe para fazer um bom diagnóstico e escrever o relatório. Eles serão apresentados na próxima aula.
Após os debates iniciais, passou-se à entrega dos certificados a quem participou e concluiu o Curso de Direito Legislativo Municipal, promovido pelo Partido dos Trabalhadores, deste Município, no mesmo local.
Após a entrega dos certificados, passou-se à parte prática, iniciando-se a mesma comparando-se os gastos com o auxílio moradia, um benefício polêmico ou injusto pago pelo Estado a juízes e a promotores de justiça, com os gastos ou os investimentos da Secretaria Municipal de Assistência. A comparação fez os participantes perceberem que se poder utilizar o orçamento para, indevidamente, beneficiar alguma categoria ou algum segmento social, legalizando a injustiça ou a imoralidade praticada, segundo dizeres de Régis Fernandes de Oliveira.
.
Produção: Ongue de Olho de São Sebastião
Contatos  - Imeio:ongdeolhoss@bol.com.br  -  Blogue:Onguedeolho.blogspot.com
Redação: Paulo Bomfim
Data: 19-07-2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário