segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

MINISTÉRIO DAS CIDADES E DEPARTAMENTO NACIONAL DE TRÂNSITO ADIAM A APLICAÇÃO DA MULTA POR UTILIZAÇÃO DE EXTINTOR DE INCÊNDIO ANTIGO

O Ministério das Cidades e o Denatran anunciaram o adiamento,  por 90 dias, da obrigação da utilização do extintor do tipo ABC para veículos.

A obrigatoriedade foi criada no ano de 2009 e a partir desse ano a multa pelo não uso do extintor tipo ABC passou a ser aplicada. descumprida.

A obrigatoriedade estava valendo desde o último 1º de janeiro e a multa pela não utilização do novo extintor é de R$127,69, mas o registro de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação.

Com o adiamento a multa não será aplicada e as que foram serão canceladas, segundo o ministro do Executivo, Gilberto Kassab. Muitos motorista não estavam encontrando o novo extintor ABC  para comprar.

Hoje pela manhã estivemos em Arapiraca e, em duas lojas, não foram encontrados os novos extintores. Segundo informações dos lojistas os mesmos só deverão chegar da fábrica lá pelo final do mês.

Segundo informações divulgadas pela imprensa, só os veículos modelo anterior a 2005 precisam fazer a troca. Já os produzidos a partir de 2005 vem com o novo modelo exigido pela legislação.


O extintor ABC serve para controlar incêndio produzido por diversos tipos de materiais. 

Já o extintor do tipo BC, que era o antigo, só servia para apagar fogo produzido por líquidos inflamáveis e equipamentos elétricos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário