sábado, 26 de julho de 2014

SãoSebastião2014-Feira-PLEBISCITO MUNICIPAL DEVE OUVIR A POPULAÇÃO SOBRE A MUDANÇA DO DIA DA FEIRA



Esse é um debate antigo e que de tempos em tempos ressurge e causa sempre muitos comentários, em razão de haver divergência entre as pessoas sobre a mudança do dia da feira. 

Oficialmente, esse debate foi incluído no mundo político-eleitoral são-sebastiãoense em 2000, quando o Partido dos Trabalhadores apresentou candidatura ao cargo de prefeito.

Naquela oportunidade, há 14 anos, no seu Programa de Governo, o PT prometia realizar um plebiscito municipal para que toda a população pudesse escolher se concordava ou não com a mudança do dia da feira.

Naquela época foi elaborada a pergunta que deveria ser respondida pela população, que foi a seguinte:

“VOCÊ É A FAVOR DA MUDANÇA DO DIA DA FEIRA PARA SÁBADO?”

Toda vez que o tema é retomado, o PT continua a defender a realização do plebiscito municipal para que a população decida se quer a mudança do dia da feira e para qual dia.

No entender do PT e de outras entidades, bem como de diversas pessoas,  isso não deve ser uma decisão apenas do prefeito e dos 13 vereadores.

Esta Ongue entrou no debate e defende que o plebiscito seja realizado, mas a pergunta formulada em dois mil seja alterada para:

VOCÊ É A FAVOR DA MUDANÇA DO DIA DA FEIRA?: SIM! _____ - NÃO!_____

Quem votar “NÃO!”, deseja a continuação do domingo como dia da feira e não precisará responder a 2ª pergunta.

Quem votar “SIM!”, responderá a segunda pergunta sobre em qual dia a feira deve ser:  2ª____, 3ª____, 4ª____, 5ª____, 6ª____ ou sábado____

Claro que a administração e a Câmara Municipal resistirão à realização do plebiscito municipal, pois não querem que a população se manifeste e decida, como sempre ocorre.

Todavia, se não realizado oficialmente, esta Ongue pretende realizar um Plebiscito Municipal Popular para que a população decida sobre a mudança.

Esse Plebiscito Municipal Popular será realizado no período de 1 a 7 de setembro de 2014, durante a Semana da Pátria, coincidindo com as atividades e com a votação do Plebiscito Popular sobre a reforma do sistema político brasileiro, que está em construção e debate por diversas entidades.

Produção: Ongue de Olho em São Sebastião
Contatos – Imeio: ongdeolhoss@bol.com.br -  Blogue: onguedeolho.blogspot.com
Redação: Paulo Bomfim e Paulo Henrique
Fonte: Secretaria do Tesouro Nacional
Data: 15-07-2014

2 comentários:

  1. Não entendo caro amigo Paulo, como vc afirma que a câmara resistirá, vc não sabe a opinião dos vereadores, ACHO, que vc supõe
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Paulo que bom o debate.
    Não suponho, tenho certeza disso, pois até agora, que se saiba, a Câmara é omissa nesses sentido e debate.
    Como vereador, você sabe mais que eu, que a Câmara pode convocar o plebiscito a qualquer momento.
    Então, não o fez por quê?
    Logicamente, essa ação omissiva, acredito que por todos e todas reconhecida, poderá mudar e, assim, a Câmara cumprir um dos seus importantes papeis, convocando o plebiscito.

    ResponderExcluir