sábado, 3 de novembro de 2012

CÂNCER NA BOCA É PRECISO PREVENIR E PRECOCEMENTE TRATAR OS SINTOMAS

As notícias de que o Presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas, Fernando Toledo, está com câncer na boca e tratando a doença em São Paulo, deram visibilidade a uma especialidade odontológica: Estomatologista.

Estomatologia é uma especialidade da Odontologia cuja finalidade é prevenir, diagnosticar e tratar doenças que se manifestam na cavidade bucal e no complexo maxilo-mandibular, como afta constante (recorrente), herpes e câncer, dentre outras doenças, afirma a doutora Adriana Atty, Diretora da Divisão de Ações de Detecção Precoce do Câncer do INCA (Instituto Nacional do Câncer).

O câncer na boca é muito difícil de ser detectado precocemente, pois a grande maioria das pessoas não consegue perceber a diferença entre lesões potencialmente perigosas, que podem levar ao diagnóstico da doença, e outras lesões não perigosas, tidas como normais, concluiu a doutora Adriana Atty.

O Inca recomenda a qualquer pessoa procurar imediatamente um dentista ou médico caso surja lesão na boca que não cicatrize em até 15 dias.

Cuidado: ao contrário de algumas outras doenças, o câncer não tem classe social, pode atacar a todos e a todas indistintamente.

Fonte: Revista Rede Câncer; Redação: Paulo Bomfim

Nenhum comentário:

Postar um comentário