quarta-feira, 30 de outubro de 2024

Craíbas2023 – ADITAMENTO SOBRE IDEB E IDHM

 DESASTROSOS

Como a situação do Município Craíbas foi bastante debatida na 7ªAtividade do 3ºErma, inclusive, em decorrência de estudo acadêmico de aluno do Curso de Geografia, apresentado na Sinpete, na UFAL, em 22-10-2024, adita-se a este texto - http://onguedeolho.blogspot.com/2024/04/craibas2024-royalties-e-outros.html - o seguinte texto anterior a respeito daquele Município:

Os dinheiros que chegam a Craíbas, infelizmente, não servem para a população, como propagado pela MVV e, triste, até por várias outras pessoas, que ou não conhecem a assombrosa realidade municipal ou estão coniventes com as destruições e os sofrimentos lá existentes. Assim, mesmo não plural.

A qualidade de vida e o bem-estar, não promovidos pelas diversas administrações do Município Craíbas, são péssimos. 

Dois maus índices não desmentem isto.

Eles estão representados no recente Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que é um desastre. A nota do seu Ideb é mais baixa do Estado: 4,7.

Comparando: no final da tabela, em 4ª posição, se o Município Craíbas fosse um time de futebol, estaria “rebaixado”, juntamente com outros 3 municípios de nota 4,7 e mais outros 4, com notas inferiores à de Craíbas.

Municípios rebaixados no IDEB-2023:

4º - Olho d’Água do Casado e Delmiro Gouveia, no Alto Sertão e vizinhos; Japaratinga, no Litoral Norte, e Craíbas, no Agreste, notas 4,7;

3º - Barra de Santo Antônio, no Litoral Norte, e Pindoba, na Zona da Mata, notas 4,6;

2º - Estrela de Alagoas, no Médio Sertão, nota 4,3;

1º - Minador do Negrão, no Médio Sertão, nota 4,2, a pior do Estado.

No último IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal): 0,523, muito baixo, comparando-se com os 5.570 municípios brasileiros.

Uma outra situação, seria dividir a arrecadação pelo número daquela população, o que resultaria em R$7.217,15, por cada craibense, em 2023.

LEIA TAMBÉM - IDEB E SUAS NOTAS GERAM ELEITORAIS DEBATES - http://onguedeolho.blogspot.com/2024/09/ideb-e-suas-notas-geram.html

 

>Produção: Fórum de Controle de Contas Municipais – Foccomal
Contatos – Imeio:ongdeolhoss@bol.com.br – Blogue: ptssal.blogspot.com
Redação: Paulo Bomfim – Integrante do Foccomal
Data: 30-04-2024
Atualizações: 12-10-2024 e em 26-10-2024, à noite, em itálico.

terça-feira, 29 de outubro de 2024

PROPOSTA DO ORÇAMENTO PARA 2025 CHEGOU À

             CÂMARA MUNICIPAL

1 - Aspectos gerais – Este texto é bem semelhante a anteriores, vez que trata de tema correlato. A chegada do pLOA (proposta de Lei Orçamentária Anual) para 2025 à nossa Câmara Municipal.

1.1 - Inicialmente, esta Ongue e demais entidades, bem como a população em geral, agradecem ao vereador Vando Canabrava o fornecimento da cópia do projeto da lei orçamentária ou do orçamento municipal para 2025.

sábado, 5 de outubro de 2024

VOTAÇÃO PARA MAIS QUE PARLAMENTARES E PREFEITO OU PREFEITA

ACONTECERÃO AMANHÃ,

6 de outubro, em quase todo o Brasil. Pois apenas o Distrito Federal não terá eleições. Nem para prefeito(a) nem para vereadoras(es). Assim, as eleições acontecerão em 5.569 municípios, segundo informações do TSE (Tribunal Superior Eleitoral)

Lá, no DF, só há eleições para presidenta(e), governador(a), senador(a) e deputada(o), ou seja, de 4 em 4 anos.

O plebiscito ou o referendo e mesmo a consulta-popular são instrumentos de participação ou de democracia direta nas decisões políticas do poder público em geral e até mesmo nas decisões legislativas.

São 3 instrumentos previstos na Constituição nacional, que nesse 5 de outubro completa 36 anos de promulgada.

Apesar das resistências das classes políticas ou mesmo legislativas, os instrumentos têm sido usados, a depender das lutas da população para que eles aconteçam.

Nesse Município São Sebastião, já ocorreu um interessantes e necessário plebiscito, que decidiu pela mudança do dia da feira. De domingo para sábado. 

Desde então, a partir dele, a feira passou a ser nos dias de sábado, pois assim a população decidiu, depois de uma discussão bastante prolongada. Na época, foi feito um plebiscito, em um dia de domingo.

Mas nas eleições de amanhã, em 5 municípios, outras situações também serão decididas em plebiscito ou em referendo ou em consulta-popular.

Em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, um dos estados da região Sudeste, além de prefeito e de vereadores, a população decidirá sobre a manutenção ou a rejeição da lei municipal que mudou a bandeira municipal, no ano passado. 

Na capital mineira, haverá então um referendo, que é a decisão direta da população após a aprovação de uma lei municipal, no caso.

No Maranhão, na região Norte