domingo, 23 de fevereiro de 2020

MATAVERDENSE FAZ PROPOSTAS DE RESGATES DA NOSSA HISTÓRIA


E DA NOSSA CULTURA

Ontem, no programa “Debate na Salomé” tivemos a participação de “Ganso” ou Janielson, residente no povoado Mata Verde, via uatizapi da Salomé: 0418299985-1377.

Ele propôs que a rádio comunitária Salomé FM, 105,9 MHz, fizesse o programa dedicado à “música caipira”.  Segundo ele, a mídia em geral não faz o resgate da nossa cultura e da nossa história.

Citou cantores e compositores da música caipira, lá do fim do Século XIX(19) e início do Século XX(20).

Identificou-se como um “caipira”, mas não ver a sua história e a de pessoas de sua época e de sua condição socioeconômica no rádio, inclusive no rádio comunitário.

Lembrou a importância e a história do seu Adolfo Valdivino, que apesar de ‘farmacêutico’, foi o primeiro médico da população são-sebastiãoense. Disse que a casa onde funcionou a farmácia e era a casa de seu Adolfo deveria ser transformada em museu da nossa história em serviços de saúde ou mesmo da falta deles, especialmente dos poderes públicos municipais.

A participação do Ganso, como o Janielson é conhecido socialmente, foi ótima.

Ficam as ideias para serem postas em práticas. Eis o grande drama.
 
Parabéns a ele.

CAPOEIRISTAS TÊM DESTACADA PARTICIPAÇÃO



Ontem, no programa “Debate na Salomé” tivemos a participação de “Maria Guerreira” e de sua filha “Jamelão” ou Jamile, de 8 anos de idades. Elas são praticantes da Capoeira e têm como orientação o professor Damião.

Na entrevista, falaram sobre “A Mulher na Capoeira”. Cantaram músicas típicas da capoeira e falaram sobre o “bom” que a Capoeira trouxe para a família, em especial quanto mulheres, a adulta e a criança.

Foi ótimo.

Parabéns a elas.