terça-feira, 13 de maio de 2025

Piranhas - ARRECADAÇÕES DE 2024 – parte 001

 Bom dia a todos, todas e todes.

Data em que a 1ª gestora do Brasil império sancionou ou assinou a chamada Lei Área, libertando a população negra ou a libertação de escravos e de escravas. Mas sem nenhuma assistência e sem-terras.

 

E quando também é rememorado, comemorado etc. o Dia Da e Do Zootecnista. 

 

Às 9h45min, a administração do Município Piranhas, apresentou à STN (Secretaria do Tesouro Nacional) a DCA (Declaração de Contas Anual) de 2024, após muitas notícias do atraso das administrações na entrega do mencionado documento.

 

Muita gente diz que o referido documento é a prestação de contas; outras pessoas dizem que é apenas o Balanço Municipal. Um resumo daquela. 

 

Aliás, muitas administrações ainda não regularizaram a DCA, apesar de ser uma obrigação que ocorre todos os anos e que na campanha eleitoral ninguém diz que vai atrasar.

 

A Mesa da Câmara de Piranhas é obrigada a divulgar à população que a prestação de contas ali está e que quaisquer interessados têm 60 dias para verificação e para manifestação escrita sobre a mesma.

 

No entanto, essa obrigação da Mesa ou da Presidência da Câmara, em muitos municípios, não é cumprida, apesar de os responsáveis cometem ato de improbidade administrativa.

 

A seguir você, leitora ou leitor, pode ler, refletir e debater sobre o que poderia ter sido feito melhor no seu ou naquele Município com os dinheiros recebidos em 2024:

 

Pariconha

 

Dinheiros

Total Bruto

?

Dicapital

?

Corrente

?

 

Belo Monte

 

Dinheiros

Total Bruto

?

Dicapital

?

Corrente

?

 

Pilar

 

Dinheiros

Total Bruto

?

Dicapital

?

Corrente

?

 

Paulo Jacinto

 

Dinheiros

Total Bruto

?

Dicapital

?

Corrente

?

 Piranhas

 

Dinheiros

Total Bruto

217.261.223,94

Dicapital

3.034.132,97

Corrente

214.227.090,97

 

Matriz de Camaragibe

 

Total Bruto

?

Dicapital

?

Corrente

?

Pois bem!

As administrações escritas em vermelho e com sinal de interrogação ainda não regularizaram a respectiva DCA, junto à Secretaria do Tesouro Nacional.

As suas câmaras  municipais também não cumpriram a respectiva Lei Orgânica, pois, publicamente, não informaram à cada população que a prestação de contas municipal - e a da própria câmara - estava lá, à disposição de quaisquer interessados, ou atrasadas.

Por quê?

Leia também - https://onguedeolho.blogspot.com/2025/05/arrecadacoes-municipais-em-2024-parte.html - ARRECADAÇÕES MUNICIPAIS EM 2024 – parte 001


>Produção: Fórum de Controle de Contas Municipais – Foccomal
Contatos – Imeio:ongdeolhoss@bol.com.br – Blogue: onguedeolho.blogspot.com
Redação: Paulo Bomfim – Integrante do Foccomal, da Ongue e da Abraço-AL

Nenhum comentário:

Postar um comentário