quinta-feira, 4 de março de 2021

Sala da Salomé - "A PRECARIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DOS CORREIOS É PARA FACILITAR A PRIVATIZAÇÃO"

 DIZ DIRIGENTE SINDICAL ENTREVISTADO

No programa radiofônico de estreia "Sala da Salomé", produzido pela rádio comunitária Salomé FM, 105,9 MHz, que será apresentado às quartas-feiras, às 17:00 horas, o entrevistado foi o dirigente sindical dos Correios, nessa região do Agreste, James Magalhães. 

O Sala da Salomé é um espaço no feicebuque da RadCom na internete, com transmissão da rádio comunitária Salomé, que permite conversar e entrevistar virtualmente lideranças de diversos segmentos sociais.

Na sua estreia, 1ª edição, ontem, a apresentação aconteceu de forma mista. Alguns participantes: Claudivan Moreira, Paulo Bomfim, Wanderson, Adelson do Gás e Dimas Francisco, além do próprio entrevistado, que trabalha nos Correios e residente em Arapiraca, participaram presencialmente, com os cuidados sanitários, em razão da covid-19. 

Outros, Manoel Avelino, Pedro Nascimento e Paulo Batista, de Igaci, participaram virtualmente da referida Sala da Salomé e tiveram boas participações. 

Por telefone, participou o professor Sinval de Jesus, que enfatizou a má prestação dos serviços dos Correios neste Município. A precária prestação dos serviços foi e ainda é algo constatado por que deles precisou ou precisa.

Em sua resposta, o sindicalista argumentou que o fato ocorre em razão de dois fatores básicos: o número reduzido de funcionários na agência e a inadequada infraestrutura da mesma. Fatores que são precarizantes dos serviços e que têm o velado objetivo de facilitar a privatização há tempos tentada. 

Com o reduzido número de servidores, procura-se diminuir a despesa operacional dessa empresa pública, que existe em todos os municípios brasileiros. Com a inadequada infraestrutura procura-se ampliar a insatisfação dos usuários dos serviços postais, fazendo com que a população não tenha vontade de defender a natureza estatal da empresa.  

Nessa 1ª edição, o tema principal foi a privatização dos Correios. James relembrou a tricentenária história dos Correios, que começou no Rio de Janeiro por volta do século XVII, 1663, como Correio-Mor. De lá para cá, os Correios vieram passando por mudanças até chegar à Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), em 1967, sendo uma entidade nacional da administração indireta, tendo a natureza de empresa pública.

O sindicalista falou também sobre a grande redução de servidores, que foram até incentivados a pedir demissão, em programas de demissão voluntária, o que ocorreu também em outras empresas estatais, ressaltou.

Mencionou os diversos serviços prestados pelos Correios em todos os municípios de Alagoas e do País. São serviços exclusivos, como o de cartas, e concorrentes, como o de encomendas.

Disse que a prestação dos serviços postais abrange todos os municípios, em razão subsídio cruzado. Este permite que um município cuja atividade seja deficitária, dê prejuízos, receba o auxílio de municípios onde as atividades são lucrativas. Ora, uma empresa privada não vai ter interesse nesse caráter cruzado do lucro-prejuízo. Quer sempre o lucro.

Dimas Francisco, presidente da Associação das Pessoas com Deficiência, alertou que o neoliberalismo impõe o chamado Estado Mínimo, que é a ideia de retirar direitos da população. Impõe também o Estado Máximo, quando é para favorecer as elites que dominam o Brasil.  

James frisou e convocou a população para entrar nas lutas contra a privatização dos Correios e de outras empresas estatais, procurando os parlamentares alagoanos e até de outros estados para que votem contra a privatização, dizendo "não" ao Projeto de Lei nº 591-2021.

A pressão pode ser feita em contato direito com cada parlamentar ou pelas redes sociais, explicou. Qualquer pessoa politizada ou com crítico conhecimento também poderá dizer "discordo totalmente", quando votar pela internete na enquete ou consulta pública em andamento na Câmara Federal sobre "o que você acha sobre o PL nº591-2021?”

É muito importante que todos votem, afirmou Paulo Batista, presidente do Partido dos Trabalhadores em Igaci. Para votar é só acessar o seguinte línque: https://forms.camara.leg.br/ex/enquetes/2270894

A realização do Sala da Salomé foi uma experiência muito positiva e a 2ª e próxima edição será na quarta-feira, 10-2, no horário das 17:00 às 18:30 horas, disse Manoel Avelino, presidente da Associação do Bairro São José.

>Produção: Ongue de Olho em São Sebastião
Contatos - Imeio: ongdeolhoss@bol.com.br - Blogue: onguedeolho.blogspot.com
Redação: Paulo Bomfim - Integrante da Ongue 






Nenhum comentário:

Postar um comentário