domingo, 1 de agosto de 2010

VOCÊ JÁ VERIFICOU O SEU PIS OU PASEP?

A partir de agosto, quase 19 milhões de trabalhadores e de trabalhadoras podem receber algo em torno de nove e meio bilhões de reais, através do Programa de Integração Social (PIS) ou do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP).
Esses programas sociais pagam o abono de um salário mínimo para quem trabalhou ao menos 30 dias no ano anterior e está cadastrado no respectivo programa há 5 anos pelo menos, além do só receber até dois salários mínimos mensais.
Essas informações devem constar na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) que deve ser entregue por todas as pessoas jurídicas, sejam elas comerciais, industriais, associações, fundações, ONGs, sindicato, partidos políticos e demais espécies de entidades.
As contribuições parafiscais para o PIS e PASEP são recolhidas pelo empregador, desde que pessoas jurídicas, sem nada descontar do empregado. O empregado doméstico não tem direito ao PIS, pois o patrão, pessoa física, está isento de recolher a contribuição para o PIS.
Quem não recebe o abono de um salário, por não preencher as condições legais, pode preencher as condições para receber os rendimentos do respectivo.
Os valores são pagos, considerando a data de aniversário do trabalhador, conforme tabela divulgada pela rede bancária. Dizem os economistas que os recursos do PIS/PASEP irão incrementar ainda mais a economia nesses próximos meses, gerando mais emprego.Com o número do PIS ou do PASEP ou mesmo do Número de Identificação do Trabalhador (NIT), pode-se obter maiores informações na Caixa Econômica Federal, gestora do PIS, através do telefone 0800-726-0101, ligando de qualquer telefone fixo. - Paulo Bomfim

Nenhum comentário:

Postar um comentário